terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Programação em C - Parte I: Preparação do Ambiente 2


Continuando com a série dde tutoriais sobre linguagem C, mostrarie agora uma outra opção de ambiente de desenvolvimento para C, o Code::Blocks.


Instalação do Code::Blocks

1. Em primeiro lugar vamos baixar o Code::Blocks, usaremos a versão 10.05 para este tutorial. O link para a página de download é o seguinte: http://www.codeblocks.org/downloads/26


2. Na seção para Windows você possui duas opções para download. A primeira se refere a instalação a apenas o Code::Blocks IDE, e serve para caso você já tenha o MinGW(Minimalist GNU for Windows) instalado, a segunda se aplica para quem não tem o MinGW. Demonstrarei a instalação para a opção sem MinGW. Escolha uma das mirrors disponíveis, e espere o download começar.


3. Após concluído o download, hora de instalar. Vá ao local onde salvou o arquivo (codeblocks-10.05mingw-setup.exe), e execute-o.

4. Aparecerá a tela de welcome  da instalação, simplesmente clique em next.

5. Em seguida vem o contrato de licença, clique em I Agree, para continuar a instalação.


6. Agora selecionaremos o tipo de instalação que desejamos, existem quatro tipos de instalações possíveis:
    I. Full: Instala tudo que vem junto com o Code::Blocks, isso inclui o editor, o compilador, plugins, e outras ferramentas.
   II. Standard: Instala o necessário para se desenvolver com o Code::Blocks.
  III. Minimal: Instala apenas o básico do básico para se desenvolver com o Code::Blocks.
  IV. Editor: Instala apenas o editor de código, útil para quem já possui um compilador de C na máquina.
Ainda existe a opção de seleção manual de componentes a serem instalados.
Para este tutorial usaremos a opção Standard, mas as outras opções não apresentam muita diferença de instalação.


7. Escolhido o tipo de instalação, vamos escolher o local de instalação. Neste tutorial utilizaremos o padrão.

8. Após clicar em instalar, o Code::Blocks será instalado, e ao terminar a instalação perguntará se deseja iniciar-lo agora, escolhe sim.

9. Ao ser executado pela primeira vez o Code::Blocks detectará os compiladores presente na máquina e os exibirá em uma lista. Selecione o primeiro (GNUGCC Compiler), e clique em Set as default, e depois em ok.


10. Aparecerá uma tela como a abaixo. Pronto, o Code::Blocks já está instalado e pronto para o uso.


Com o fim da instalação vamos testar para ver se tudo está correto.

1. Feche a caixa de dias Tip of the Day. Em seu lugar deverá aparecer a File Associations, que serve para associar arquivos para serem abertos com o Code::Blocks. Existem quatro opções nesta tela:
    I. No, leave everything as it is. Nesta opção você não modifica a associação de arquivos.
   II. No, leave everything as it is (but ask me again next time). Não modifica a associação de arquivos, mas pergunta da próxima vez que executar o code::blocks.
 III. Yes, associate Code::Blocks with C/C++ file type. Associa o Code::Blocks com arquivos do tipo usados em c ou c++.
  IV. Yes, associate Code::Blocks with every supported type (including projects files from other IDEs). Associa o Code::Blocks com todo tipo de arquivo que o mesmo suporte.

 Se você não usa nenhum outro programa para edição de códigos em C/C++ é uma boa idéia definir associação com o Code::Blocks.

2. Feche o scripting console, pois não o utilizaremos.
3. Vamos criar um novo projeto para teste do Code::Blocks. Vá em  File->New->Project...

4. Na tela que se abrir selecione a opção Console Application, e clique em Go

5. Em seguida clique em next.

6. Depois selecione C na lista.


7. Na tela seguinte escolheremos o titulo do projeto (Project title), local onde ficarão os arquivos de projeto (Folder to create Project in), para este exemplo utilizarei o C:\Projetronica\. Nome do arquivo de projeto (Project filename), utilizarei o mesmo nome que o titulo, e por fim temos o caminho completo do arquivo de projeto (Resulting filename).


8. Agora escolheremos o compilador e opções de compilação. Deixemos esta tela como está.

9. Após concluído a tela do Code::Blocks deverá estar como a abaixo.


10. Expanda a pasta source, e abra o arquivo main.c (duplo clique).


11. Compile e execute, apertando F9, ou selecionando o menu Build->Run, ou o botão de uma seta verde com uma engrenagem junto.


12. Se nenhum problema for encontrado deverá aparecer uma tela como a abaixo.


Embora tenha mostrado apenas esses dois ambientes de desenvolvimento, existem muitas outras opções como o uso do Mingw com o eclipse, NetBeans, ou outro editor de texto, bem como o Microsoft Visual C++. Todas essas opções são compatíveis com o padrão C ANSI, que será é o padrão mais adotado na comudidade atualmente, e será o que aprenderemos.

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