segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Família TTL de Circuitos Lógicos Integrados - Parte I

Hoje começo a postar uma série de artigos sobre a família TTL de circuitos lógicos integrados. Iniciarei por um breve apanhado histórico, seguido pelas suas características, sub-famílias e finalizando com a descrição das funções lógicas dos CIs da série 74XX.

História

A família TTL foi inventada em 1961 por James L. Buie da TRW, e era originalmente chamado transistor-coupled transistor logic (TCTL). Os primeiros circuitos integrados comerciais TTL foram dispositivos fabricados pela Sylvania Electronic Products , em 1963 chamados Sylvania Universal High-Level Logic family (SUHL).  TTL tornou-se popular com o desenvolvimento de sistemas eletrônicos depois que a Texas Instruments apresentou a série 54XX de CIs (componentes de uso militar) em 1964 e mais tarde da série 74XX (componentes de uso comercial) em 1966. 


A sigla TTL vem de Transistor-Transistor Logic (Lógica Transistor-Transistor) que é uma classe de circuitos digitais construídos de transistores de junção bipolar (BJT), e resistores integrados em uma única pastilha semicondutora (Circuito Integrado - CI).

A família 74XX da Texas Instruments se tornou um padrão da indústria sendo importantes pelo seu baixo custo e pela sua praticidade. Componentes compatíveis foram feitos pela Motorola, AMD, Fairchild, Intel, Intersil, Signetics, Mullard, Siemens, Thomson-GV e National Semiconductor, e muitas outras empresas.
Embora a família TTL como um todo esteja em declínio ainda são utilizados como lógica auxiliar que conecta os dispositivos mais complexos em sistemas digitais e também são usados como circuitos de interface para dispositivos que necessitam de acionamento com alta corrente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário